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A pandemia causada pela Covid-19 alterou a rotina de praticamente todas as pessoas ao redor do mundo. No entanto, se houve um campo em que seus impactos foram sentidos de maneira particularmente intensa foi no empresarial.

Com a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais permanecerem fechados 

devido à necessidade de isolamento social, a saída encontrada pelas empresas, de todos os portes e segmentos de atuação, foi atuar no regime home office, ou seja, permitir que os membros da equipe trabalhem de suas respectivas residências.

Além dos desafios logísticos de entregar produtos e serviços de maneira remota que esse novo regime de trabalho implica, existe também um desafio relacionado ao atendimento do cliente: é preciso manter a qualidade do atendimento e, se possível, aumentá-la, visto que as restrições no orçamento impostas pela crise da Covid-19 tornam os consumidores ainda mais cautelosos e exigentes no momento de contratar um serviço ou adquirir um produto.

Assim, mesmo em micro e pequenas empresas, é necessário ter a qualidade do atendimento ao cliente como um dos pilares de atuação, alvo de preocupação constante por parte de toda a equipe, e, principalmente do gestor.

Tal tarefa depende de uma série de variáveis, mas diante dessa nova forma de 

atuação, o redirecionamento de chamadas surge como uma das mais importantes.

Entenda o que é o redirecionamento de chamadas

Apesar de se tratar de um serviço bastante específico, o redirecionamento de chamadas nada mais é que um artifício utilizado em linhas telefônicas corporativas que permite controlar as ligações recebidas.

Para que o serviço funcione, é necessário que ocorra a instalação de um software na linha telefônica, conhecido popularmente como “sentinela”, que será o responsável por realizar o controle das chamadas recebidas.

Assim, quando uma ligação é recebida, o PABX identifica o número da ligação antes mesmo que ela seja atendida. Ao fazer isso, o PABX avisa ao sentinela daquela ligação, que por sua vez decidirá o que deverá ser feito – redirecionar a determinado ramal, a um número fora da empresa (como o celular de um funcionário), não atender a ligação, etc. – com base nas configurações pré-definidas pelo sistema, agilizando todo o processo de atendimento ao cliente.

Conheça as vantagens do serviço

Mesmo se tratando de um serviço extremamente simples e com preço acessível –  sendo por isso ideal mesmo para micro e pequenas empresas -, o redirecionamento de chamadas é capaz de oferecer inúmeros benefícios quando utilizado, não só em termos de atendimento ao cliente, pois em alguns casos auxilia até mesmo em atividades relativas à gestão do negócio.

Dentre essas vantagens, podem ser citadas:

Aumento da produtividade

Como já foi dito, o serviço em questão auxilia na otimização do fluxo de chamadas recebidas. Somando isso ao fato que os colaboradores não precisam ficar decorando ramais ou anotando recados para que outro colaborador ligue para determinado cliente mais tarde, tem-se a maior produtividade da equipe, que passa a se preocupar somente com aquilo que realmente importa ao negócio.

Atendimento da qualidade

Dificuldades de falar com alguém da empresa, linha constantemente ocupada e demora no atendimento são verdadeiros pesadelos quando se fala em atendimento ao cliente, podendo inclusive fazer com que a empresa perca valiosas oportunidades de negócio. Com o serviço de redirecionamento de chamadas, esses problemas são eliminados, o que implica em maior satisfação do cliente e mais oportunidades de negócios.

Maior nível de segurança e economia

Com as configurações do sentinela, é possível realizar o bloqueio de ligações indesejadas, como trotes, pessoas cujo problema já foi solucionado e ainda assim insistem em ligar e ligações de telefones celulares, que custam mais as empresas que possuem atendimento DDG (prefixo 0800). O resultado disso tudo é maior segurança e economia.

Se você deseja que sua empresa possua um serviço de redirecionamento de chamadas ou precisa fazer um upgrade e contar com uma empresa realmente séria, capaz de entregar serviços de qualidade sem falhas técnicas, conte com a RM Telecom, parceiro Vivo Empresas, reconhecida por sua qualidade e competência.

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