(function (d) { var b = d.body; var s = d.getElementsByTagName('script'), p = d.createElement('script'); window.WidgetId = "FC_WIDGET"; p.type = 'text/javascript'; p.setAttribute('charset', 'utf-8'); p.async = 1; p.id = "flychat"; p.src = "https://ltmsolucoes.flychats.com.br//widget/flychat_widget.js"; b.appendChild(p); }(document));

A instabilidade é uma constante quando se fala da economia brasileira, que sempre flutuou de acordo com as tendências tanto do mercado microrregional, isto é, da América Latina, quanto do mercado mundial. No entanto, com a crise econômica ocasionada pela pandemia da COVID-19, o impacto econômico no mercado brasileiro foi sem precedentes.

Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão econômico vinculado à Organização das Nações Unidas, é esperada uma retração de 5,2% na economia brasileira em 2020. 

Para se ter ideia da gravidade da situação, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista – o mais atingido pela atual crise – registrou em março uma queda de 2,5% no faturamento em relação ao mês anterior, fevereiro, quadro ainda mais preocupante se considerado que em março o Brasil estava apenas no início da pandemia.

Neste cenário, as pequenas de porte micro, pequeno e médio são as mais atingidas, uma vez que a maioria não possui reservas financeiras para manter a empresa em funcionamento com fluxo de caixa reduzido ou mesmo com as atividades totalmente interrompidas.

No entanto, o consumo não para pois as necessidades humanas básicas, como comer e vestir, não cessam, e com as recentes ações tomadas pelo governo de incentivo à economia e iniciativas realizadas pela própria sociedade civil, a esperança foi reacendida.

Um novo mundo, novas formas de consumir

Mas, o consumo não cessou, apenas está ocorrendo em ritmo mais lento, e as empresas não podem se dar ao luxo de perderem oportunidades de negócio. Por isso, é necessário estar atento ao novo perfil de consumo das pessoas.

Em levantamento realizado pelo Sebrae a respeito do novo perfil e hábitos de consumo, alguns pontos devem ser destacados:

Crescimento do interesse por produtos relacionados à saúde e bem-estar;

  • Aumento do faturamento de nichos específicos do mercado, como o de pijamas no setor de vestuário e sabonetes no de higiene pessoal;
  • Aumento exponencial das compras online, somado à diminuição de visitas em pontos de venda físicos;
  • Crescimento do esquema de entrega em domicílio, ainda que o sistema de retirada também apresente adesão de um número cada vez maior de pessoas.

Dessa maneira, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade e se adaptarem ao novo perfil e hábitos de compra dos consumidores, promovendo um atendimento de excelência e garantindo não só as vendas como a satisfação dos clientes.

Nesta tarefa, a tecnologia e suas ferramentas são as maiores aliadas. 

Tecnologias para auxiliar o pequeno e médio empresário

Tendo em mente que empresas de micro, pequeno e médio porte não dispõem de verbas significativas para a contratação de serviços em tecnologia, na sequência serão apresentadas opções de serviços em telefonia e internet corporativa da RM Telecom, todas econômicas, passíveis de contratação sob demanda e pensadas para facilitar o dia a dia desse público.

0800 Ilimitado

Considerando que o atendimento remoto ao cliente é um dos pontos-chave para aumentar as vendas durante a pandemia, a RM Telecom, em parceria com a Vivo Empresas, oferece esse serviço inovador, pensado para pequenas e médias empresas que atuam em uma região específica, e não nacionalmente.

Além de um portal de autoserviços, que permite a configuração do canal de atendimento de maneira que melhor se adeque à empresa e suas necessidades, conta com diversas outras vantagens, como portal de relatórios, que fornece fontes de dados para otimizar ainda mais o atendimento e áreas correlacionadas.

Vivo Guru

Outra novidade da RM Telecom. Não se trata de uma ferramenta de atendimento, mas sim de otimização do trabalho em equipe, já que leva assistência técnica especializada para a instalação de dispositivos diversos, periféricos e configuração de redes.

Trata-se de um serviço que não só corrige problemas técnicos como também os evita, permitindo que a equipe trabalhe sem interrupções e que não haja problemas como falhas no atendimento ao cliente online devido a problemas em dispositivos de conexão à rede.

Vivo Tech

Considerando o aumento no número de atendimentos e e outras atividades online relacionadas ao negócio durante a pandemia, a RM Telecom disponibiliza a seus clientes a possibilidade de alugar dispositivos digitais, como impressoras e computadores de última geração.

Dessa maneira, as empresas alocam apenas os recursos tecnológicos extremamente necessários, são capazes de aumentar a performance em termos de atendimento e fluxo de trabalham e não precisam investir na aquisição de produtos que se tornam obsoletos em um curto espaço de tempo.

A missão da RM Telecom sempre foi auxiliar suas empresas parceiras a crescerem cada vez mais em mercados altamente competitivos por meio da oferta de soluções em telefonia e internet corporativa de ponta.

Sabemos que esse período de crise tem sido desafiador para todos, e por isso reforçamos nosso compromisso em auxiliar você, empresário(a), a se reerguer, continuar faturando e gerando empregos. Conte conosco para o que precisar, e acompanhe nosso blog para mais novidades.